sábado, 12 de abril de 2008

Por Onde Anda? / Eduardo: cachaça nunca mais!


Se pararmos para perguntar a algum torcedor do Friburguense sobre seu grande ídolo, certamente você ouvirá o nome Eduardo, ex-lateral revelado pelo Fluminense e com boas passagens por Vasco, Grêmio e seleção brasileira. Mas para se tornar um ídolo em Nova Friburgo, Eduardo precisou mudar seus hábitos que quase o deixaram no fundo do poço.
Jorge Eduardo Gomes, natural de São Pedro da Aldeia, despontou na lateral esquerda do Fluminense na década de 80 e acabou chegando à Seleção Brasileira. Com fama e dinheiro, Eduardo exagerou nas doses e noitadas e viu sua carreira promissora descer morro abaixo. Nas vésperas da Copa do Mundo de 1990, o então técnico Sebastião Lazaroni o descartou pela má fama que crescia. O mesmo motivo impediu que o ex-lateral fosse jogar pelo Benfica, de Portugal.
A bebida o consumia e seu futebol foi afundando. Ainda teve algumas boas atuações pelo Vasco, mas acabou perambulando por outros clubes, como Botafogo, Volta Redonda e no próprio Friburguense, onde Eduardo sempre ouvia o grito: Dá-lhe cachaça!
Em 1998, após uma década preso ao alcoolismo, Eduardo começou a lutar contra o vício. O apoio dos filhos e da mulher, de quem chegou a se separar, além da igreja evangélica foi fundamental para que Eduardo superasse as barreiras e tivesse a coragem de admitir o problema em plena atividade.
O ano 2000 foi marcado pela volta de Eduardo ao Friburguense, reabilitado aos 35 anos, atuando como meio-campista e líder da equipe. Embora não tivesse mais o mesmo vigor físico das épocas de Fluminense e Vasco, o atleta ainda possuía uma técnica refinada e toque de bola preciso, fatores essências para que fizesse boas atuações e se tornasse a maior referência no clube de Nova Friburgo.
Hoje, aos 42 anos, Eduardo trabalha nas divisões de base do Friburguense, sendo técnico dos juniores há 2 anos, onde passa sua experiência aos meninos, para que estes não joguem fora as oportunidades, como ele quase fez.


Ficha Técnica:

Nascimento: 24/03/1965 (São Pedro da Aldeia – RJ)
Posição: Lateral-Esquerdo e Meia
Clubes: Fluminense, Vasco, Grêmio, Botafogo, Volta Redonda, Friburguense.
Jogos pela seleção: 5
O que faz hoje: Técnico de Juniores do Friburguense

2 comentários:

Marcos Vinicius Cabral disse...

Foi sem dúvidas, depois de Júnior e Branco, o melhor lateral esquerdo que eu vi jogar !
Uma pena ter uma carreira tão promissora e ao mesmo tempo curta, devido aos problemas pessoais.

ronaldinhogarra disse...

jogou tb pelo americano e goytacaz