O dia 7 de dezembro de 2008 ficará marcado na história do Vasco. A equipe precisava vencer o Vitória e ainda torcer por uma combinação de resultados. Nenhum dos resultados foi favorável e a equipe de São Januário ainda foi derrotada por 2 a 0 dentro de casa. Aliás, no ano de 2008 nada deu certo. O Vasco da Gama fez uma participação pífia no Campeonato Carioca, foi eliminado pelo Sport na semifinal da Copa do Brasil com mais um pênalti perdido por Edmundo, deixou o Palmeiras reverter o placar na Copa Sulamericana, após ter vencido a primeira partida por 3 a 1, e por fim a queda para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
Toda a má campanha se tornou uma conseqüência dos erros na administração que começou com Eurico Miranda e continuou com o eterno ídolo e atual presidente, Roberto Dinamite. Brigas nas eleições, suspeitas de corrupção, somadas à novela Leandro Amaral que chegou a vestir a camisa do Fluminense no primeiro turno do Carioca e comemorar a vitória da equipe tricolor em cima do Vasco, enquanto não podia atuar pela equipe das Laranjeiras.
Depois Romário, que foi homenageado com uma estátua, retribuiu com rasgados elogios à torcida rubro-negra. No fim, após consumado o descenso, ainda teve torcedor querendo se jogar da marquise de São Januário e outros desejando a volta do ex-dirigente.
Depois das conturbadas passagens de Alfredo Sampaio, Antonio Lopes e Tita, o técnico Renato Gaúcho que tanto falou em brincar no Brasileiro com o Fluminense, acabou brincando com o Vasco no fim do ano. Uma série de episódios que contradizem os 110 anos de história do chamado Gigante da Colina e só fazem o futebol carioca enfraquecer. O próprio Edmundo merecia encerrar a carreira de outra forma por tudo que já fez pelo clube.
Agora é encarar as gozações com naturalidade, assimilar o golpe, dar a volta por cima. É fazer do choro de Pedrinho uma busca do amor à camisa e o início de uma reestruturação de todo o clube para que retorne ao posto de onde nunca deveria ter saído. As mudanças que a maioria dos torcedores gostaria que acontecessem neste ano precisam acontecer mesmo em 2009. Caso contrário, o naufrágio pode gerar piores conseqüências. Levanta Vasco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário