quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Futebol / Dois anos sem o artilheiro dos gols bonitos

Finalmente saiu a decisão que a Corte Arbitral do Esporte (CAS) sobre o caso Dodô. Mas, infelizmente, não foi com final feliz para o atacante, que após rescindir o contrato com o Fluminense, agora terá de cumprir suspensão de dois anos por causa de problemas com doping no ano passado, quando ainda era jogador do Botafogo.
Em Lausanne, na Suíça, a CAS determinou a suspensão do jogador a partir de 6 de dezembro de 2007, data do início do julgamento, até 7 de novembro de 2009, descontando apenas os 28 dias em que ele esteve suspenso pelo STJD. O “artilheiro dos gols bonitos” terá de ficar longe dos gramados durante um ano e dois meses.
Após o veredicto, os advogados do jogador vão tentar recorrer da pena na Suprema Corte da Suíça. Enquanto isso, Dodô está viajando com família e só depois fará um pronunciamento a respeito da suspensão.
Apesar de Dodô ter atuado pelo Fluminense desde o início do ano até a semana passada, o clube não sofrerá nenhum tipo de punição.

Relembrando o caso:

Após o clássico Botafogo e Vasco, realizado no dia 14 de junho de 2007, quando o alvinegro saiu com a vitória de 4 a 0 (2 gols de Dodô), o artilheiro foi pego no antidoping com a substância femproporex e suspenso por 120 dias pelo STJD.
Os advogados do jogador recorreram e Dodô acabou absolvido em novo julgamento. Porém, a Fifa e a Wada (Agência Mundial Antidoping) não concordaram com a conclusão e apelaram ao CAS, que adiou o julgamento por diversas vezes.
Depois do anúncio de hoje, Dodô terá de cumprir suspensão só retornando aos gramados, quando já tiver 35 anos e seis meses. Pode ser que a carreira do jogador já tenha se encerrado.

Nenhum comentário: