domingo, 10 de agosto de 2008

Música: Rolling Stones assinam contrato com Universal Music

A aposentadoria dos Rolling Stones promete demorar muitos anos para acontecer. A lendária banda britânica fechou contrato de gravação exclusivo e de longo prazo com a gigante gravadora Universal Music.
A Universal já tinha sido responsável pelo lançamento da trilha sonora do documentário “Shine a Light”, dirigido por Martin Scorsese. A partir de agora, ela também lança todas as gravações dos Stones pelo selo Polydor, além de deter os direitos físicos e digitais das obras.
Apesar de seus integrantes já serem sexagenários, a turma continua a todo o vapor. Frequentemente aparecem no topo das listas dos mais influentes da história da música. A cada turnê vão quebrando recordes de público, como aconteceu com a mais recente “A Bigger Bang", que, de 2005 até o ano passado, lucrou 558 milhões de dólares (a praia de Copacabana fez parte do roteiro, com o público acima de 1 milhão de pessosas), a maior de todos os tempos. Estima-se que a banda já vendeu mais de 200 milhões de álbuns em todo o mundo.
O líder e vocalista da banda, Sir Michael Philip Jagger, ou simplesmente Mick Jagger, acaba de completar 65 anos esbanjando saúde e energia que desafiam sua idade. Na contramão do cavaleiro britânico, o guitarrista Ronnie Wood se excede no álcool e volta e meia aparece numa clínica de reabilitação. Mas nada que atrapalhe os fãs por novas “satisfactions”.
Quem não seguiu o pique dos Stones foi a antiga gravadora EMI, que desde que foi comprada pela empresa Terra Firma, em 2007, vem perdendo várias estrelas, incluindo Paul McCartney e Radiohead. Além da Universal, a produtora de shows Live Nation também tentou assinar um contrato com o grupo.




Sir Mick Jagger, o libertino do rock

Vocalista da banda britânica Rolling Stones, Mick Jagger nasceu em Dartford, sul da Inglaterra, em 26 de julho de 1943, filho de um professor e uma cabeleireira. No início dos anos 60 fundou os Stones e, aos poucos, foi apresentando clássicos desde "(I Can't Get No) Satisfaction" e “It’s Only Rock n’ Roll” a "Ruby Tuesday" e "Angie".
Jagger é um grande businessman. Abandonou a London School of Economics, para se integrar totalmente aos Stones, sendo além de vocalista, o piloto dos negócios da banda.
Ao longo dos anos, o libertino do rock também ficou famoso por seus casos extraconjugais e relacionamentos, se envolvendo com mulheres de destaque, incluindo Marianne Faithfull e Carla Bruni, a atual mulher do presidente francês Nicolas Sarkozy. Até David Bowie já tirou caquinha de Jagger (Angela Bowie, ex-mulher da David, chegou a flagrar os dois na cama). Casamento, somente com a bela nicaraguense Bianca Perez Macias em 1971 e com a modelo texana Jerry Hall em 1990. Após nove anos, Jagger e Jerry se divorciaram. O músico tem sete filhos, incluindo um com a ex-modelo e apresentadora brasileira Luciana Gimenez. Mick também é avô.
Em 2003, Jagger recebeu o título de cavaleiro britânico, rejeitando sugestões de que teria se vendido ao establishment britânico que criticou durante tanto tempo. Hoje, com 65 anos, Mick Jagger poderia aproveitar a aposentadoria oferecida pelo governo britânico no valor de 91 libras (285 reais) semanais. Mas, com uma fortuna estimada em 225 milhões de libras e uma vontade enorme de trabalhar, será difícil Sir Jagger procurar este benefício.
Além de já ter lançado quatro álbuns solo, Jagger continua se envolvendo em produção cinematográfica. A mais recente participação como produtor executivo aconteceu no documentário "Shine a Light". Ele também tem trabalhado em dois outros longas, dividindo seu tempo com projetos para um novo álbum e nova turnê mundial dos Stones, como avisam os noticiários regularmente.



Discografia Solo:

1985 - She's the Boss
1987 - Primitive Cool
1993 - Wandering Spirit
2001 - Goddess in the Doorway

Nenhum comentário: